segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

REGULAMENTO

  • 11:38
1.1 - O Festival Sul-Brasileiro de Kart Indoor (SKBI) será realizado no dia 28 de outubro de 2023. O evento será regido pelo presente regulamento desportivo. A quantidade de baterias pode variar de acordo com a quantidade de pilotos inscritos.

1.2 - O evento ocorrerá no Kartódromo Internacional Beto Carrero, Penha, Santa Catarina.

1.3 - O evento descrito neste documento é considerado um EVENTO LÚDICO.

2 - INSCRIÇÃO / TAXA DE INSCRIÇÃO
2.1 - A inscrição no evento será realizada através de um link que estará no grupo oficial do evento no WhatsApp ou no (www.sbki.com.br)

2.2 - As vagas são limitadas. A quantidade de vagas fica a cargo da organização e, caso haja a necessidade de mudar essa quantidade, a organização o fará.

2.3 - Os inscritos poderão ser pessoas maiores de 16 anos (menores só poderão participar com a presença do responsável no local do evento), devendo estar em plenas condições físicas e mentais. Não existem restrições referentes ao sexo dos participantes, mas características físicas serão limitantes caso o participante não possa se acomodar nos karts com segurança.

2.4 - Para efetuar a sua inscrição, o participante deverá acessar o (LINK) e escolher a sua categoria. É possível adicionar mais de uma categoria no carrinho de compras. Após esse processo é necessário efetuar o login ou se cadastrar na loja virtual e realizar o pagamento.

2.5 - Valores e opções de INSCRIÇÃO:
2.5.1 - Categoria Master: R$ 790,00;
2.5.2 - Categoria Graduado: R$ 790,00;
2.5.3 - Categoria Supergraduado: R$ 790,00;
2.5.4 - Categoria Novato: R$ 790,00; e
2.5.5 - Categoria Sênior: R$ 790,00.

2.5.4 - Opções de pagamento:
2.5.4.1 - Pix/Transferência: R$ 790,00;

2.5.5 - Com a opção de o piloto correr 2 ou mais categorias o mesmo terá um desconto a consultar com a organização. No link de inscrição o piloto irá escolher uma categoria que seja a principal e depois as que ele deseja correr a mais. A preferência será dada a 1 categoria e depois colocaremos nas demais.

2.6 - As opções de pagamento, segurança, cobrança e eventual estorno do valor pago ficam a cargo da DMR Sport.

2.7 - Somente serão considerados inscritos os participantes que realizarem o pagamento da inscrição seguindo os passos recebidos via e-mail para o registro no sistema da competição (o registro deve ser compatível com as opções escolhidas (e pagas). Será obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição no sistema de registro da competição, todos os participantes do evento terão que assinar o termo de compromisso e autorização do uso de imagem, informando seus dados pessoais. O termo será entregue no momento do credenciamento (dia do evento).

2.8 - Em caso de desistência, o participante poderá solicitar a devolução do valor pago até dia 15 de setembro de 2023. Para devolução será deduzida do valor pago pelo participante a quantia de R$ 200,00 que será utilizada para cobrir os gastos e compromissos que a organização/kartódromo tem para com os fornecedores, bem como as taxas administrativas relacionadas aos meios de pagamento.

2.9 - A organização se reserva o direito de efetuar o cancelamento do evento caso a quantidade mínima de 80 pilotos não seja atingida em até 30 dias antes do evento. Caso o cancelamento ocorra, todos os participantes pagantes terão a sua taxa de inscrição devolvida integralmente. A organização não se responsabiliza com despesas e compromissos relacionados a transporte, hospedagem, alimentação e qualquer outro gasto antecipado que o participante tenha realizado.

2.10 - OBRIGATÓRIO: Cada participante deve levar 2 (dois) kg de alimentos não perecíveis. Caso o participante não leve 2 (dois) kg, o mesmo só poderá participar do evento mediante pagamento de R$ 30,00 (valor convertido em alimento para doação).

3 - TRAÇADOS
3.1 - Os traçados podem ser vistos na Seção TRAÇADOS no site da competição.

3.2 - Os traçados serão definidos em até 30 dias antes do evento e serão divulgados no site do evento.

4 - CATEGORIAS
4.1 - O evento terá 5 categorias:
4.1.1 - MASTER: categoria com participação livre de qualquer piloto de ambos os sexos com lastreamento mínimo de todos os pilotos em 80 kg considerando equipamento;
4.1.2 - GRADUADO: categoria com participação livre de qualquer piloto de ambos os sexos com lastreamento mínimo de todos os pilotos em 95 kg considerando equipamento;
4.1.3 - SUPERGRADUADO: categoria com participação livre de qualquer piloto de ambos os sexos com lastreamento mínimo de todos os pilotos em 110 kg considerando equipamento.
4.1.4 - NOVATO: categoria com participação livre de qualquer piloto de ambos os sexos com lastreamento mínimo de todos os pilotos em 90 kg considerando equipamento e que nunca tenham participado dos eventos SBKI.
4.1.5 - SÊNIOR: categoria com participação livre de qualquer piloto de ambos os sexos com lastreamento mínimo de todos os pilotos em 90 kg considerando equipamento e que tenham completado 40 anos ou mais até o dia 28/10/2023.

4.2 - Os karts permitem a colocação de 20 kg (4 barras de 5 kg que serão providas pelo kartódromo). Caso o piloto não alcance o peso, definido por sua categoria, com a colocação de 20 kg no kart, fica sob sua responsabilidade o lastreamento extra.

4.3 - Fica permitida ao participante a utilização de lastreamento corporal desde que sejam respeitadas as normas de segurança.

4.4 - Não serão permitidos lastros acoplados ao kart (exceto bancos e capas de banco) ou ao corpo que possam oferecer risco aos competidores do evento. É proibida a utilização de peso corporal por fora da indumentária. Fica determinado que o comissário de box tem total autonomia para validar a utilização de lastros extras.

5 - FORMAÇÃO DO GRID (CLASSIFICATÓRIAS)
5.1 - A formação do GRID DE LARGADA será definida da seguinte maneira:
GRID CLASSIFICATÓRIA 1SORTEIO GRID
GRID CLASSIFICATÓRIA 2INVERSÃO SORTEIO GRID
GRID CLASSIFICATÓRIA 3CLASSIFICAÇÃO GERAL
GRID CLASSIFICATÓRIA 3INVERSÃO DOS 10 PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL

6 - FASE CLASSIFICATÓRIA
6.1 - Cada piloto correrá quatro baterias classificatórias de 14 minutos + 1 volta.
6.1.1 - Na fase classificatória o piloto terá direito a descartar o pior resultado dentre as 4 baterias, desde que nessa bateria não haja nenhuma punição aplicada, nesse caso o descarte será seu pior resultado sem punição.

6.2 - EM TODAS AS BATERIAS OS KARTS SERÃO SORTEADOS. O piloto não poderá utilizar o mesmo kart que utilizou em classificatórias anteriores. Caso obtenha o mesmo kart no sorteio, deverá realizar novo sorteio.

6.3 - Havendo a necessidade de troca do kart, o kart a ser utilizado pelo piloto será o sorteado pelo comissário técnico, não havendo a opção de escolha por parte do piloto.

7 - FASE CLASSIFICATÓRIA - PONTUAÇÃO
7.1 - A pontuação para cada categoria em cada classificatória:
10º11º12º13º14º15º16º17º18º19º20º21º22º23º24º25º
353028262524232221201918171615141312111098765

7.2 - O piloto detentor da melhor volta em cada bateria receberá 1 ponto de bonificação.

7.3 - Ao final das quatro baterias de cada piloto os pontos de cada bateria serão somados.

7.4 - 15 (quinze) participantes de cada categoria se classificarão para a final (todas as categorias). Essa quantidade pode variar de acordo com a quantidade de pilotos inscritos na categoria. Quantidades inferiores a 15 participantes acarretarão na classificação de 10 (dez) competidores para a final. (PODE Sofrer alteração para mais caso a categoria ultrapasse um número determinado pela organização).

7.5 - O critério de desempate será definido pela melhor posição alcançada pelo piloto nas 4 baterias classificatórias. Caso persista o empate, a melhor volta das 4 baterias será utilizada como critério, por fim, sorteio.

8 - FINAL (todas as categorias)
8.1 - Será formada uma bateria com os pilotos classificados, respeitando o Item 7.5.

8.2 - O grid da final será definido por treino classificatório de 1 volta (super pole). Nessa super pole não haverá troca de kart, somente em caso de quebra e constata pelos mecânicos do kartódromo.

8.3 - A final terá uma bateria de 15 minutos + 3 voltas.

8.4 - Os karts serão sorteados em todas as baterias do evento, momentos antes do início da bateria, já no parque fechado. Os delegados de cada estado irão escolher os karts da final baseando-se nos resultados das baterias anteriores.

8.5 - Na largada, os karts serão dispostos em fila indiana, para a saída lançada. Na volta de apresentação, é proibido ultrapassar outro concorrente, salvo nas situações abaixo descritas:
a. O piloto que, por qualquer motivo, não puder largar em sua posição, ou, ainda, se atrasar, deverá levantar o braço, deixando todo o pelotão ultrapassá-lo, permanecendo no fim do mesmo até a largada, ou dirigir-se ao Parque de Manutenção para sanar o problema, e de lá largar quando o diretor de prova autorizar, sempre após o último kart do pelotão.
b. A partir do momento em que a largada for autorizada pelo Diretor de Prova, as ultrapassagens estão permitidas.
c. A largada deve acontecer em velocidade reduzida.
d. Será exigido para a largada que todo o pelotão, liderado pelo “pole-position”, faça o percurso completo da volta de apresentação até o instante da largada, em marcha reduzida e devidamente alinhado. A responsabilidade pela velocidade de condução do pelotão será do “pole-position”.
e. Se o diretor de prova interromper o procedimento de largada e determinar novo alinhamento, ele poderá, a seu critério, determinar que o infrator perca a sua posição no “grid” e largue cinco posições atrás daquela em que teria o direito de largar.

8.6 - Nas finais, os pilotos classificados receberão pontos de BONIFICAÇÃO de acordo com sua posição final na fase classificatória:
10º11º12º13º14º15º16º17º18º19º20º
109876543210000000000

8.7 - O piloto detentor da melhor volta na final receberá 1 ponto de bonificação.

8.8 - A pontuação para a bateria FINAL:
10º11º12º13º14º15º
504035323028262422201918171615

8.9 - O campeão será o piloto que somar mais pontos (bonificação + pontos final). Em caso de empate, o critério de desempate será a melhor posição final na fase classificatória.

8.10 - Nas finais será usada a bandeira azul com “X” vermelho (KART):
a. Deverá ser apresentada imóvel acompanhada do número do kart;
b. Indicará que o piloto deverá ir imediatamente para o parque fechado pelo fato de o líder da prova estar se aproximando em condições de ultrapassagem; e
c. O Piloto que recebeu a bandeira, de acordo com o parágrafo anterior, fará jus a pontuação mesmo que não tenha completado 75% do tempo/voltas de prova.

9 - PREMIAÇÕES
9.1 - Relação de prêmios (todas as categorias):
1º - Troféu
2º - Troféu
3º - Troféu
4º - Troféu
5º - Troféu

9.2 - Os prêmios serão de posse definitiva ao ganhador depois da premiação.

9.3 - A delegação (estado) com maior quantidade de pontos entre os 6 primeiros de todas as categorias levará o troféu de ESTADO CAMPEÃO, que será entregue ao delegado responsável.

10 - RECLAMAÇÕES
10.1 - A organização e os promotores não respondem por decisões dos comissários e/ou por responsáveis pela fiscalização de pista, por punições que venham a decidir, sendo estes soberanos na pista.

11 - EQUIPAMENTOS/PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E CUIDADOS
11.1 - Os pilotos deverão usar o equipamento mínimo de segurança de acordo com as regras estabelecidas pela organização e kartódromo:
a. Capacete (integral/com viseira) - proibido capacete MODULAR, OFF-ROAD, HÍBRIDO, CURTO, ABERTO;
b. Luvas (integral);
c. Macacão (caso o piloto não possua, o kartódromo disponibilizará);
f. Sapatilhas (calçados fechados/tênis); e
g. Balaclava (obrigatório para pilotos com cabelo comprido).

11.2 - É recomendada a utilização dos seguintes equipamentos de segurança:
a. Balaclava;
b. Protetor de costelas;
c. Colar cervical;
d. Qualquer outro equipamento de segurança que o piloto julgue conveniente, tais como joelheiras, cotoveleiras, espumas de proteção, etc.

11.3 - Não é de responsabilidade da organização do evento fornecer o equipamento de segurança obrigatório.

11.4 - A organização se reserva o direito de impedir de participar do evento o piloto que não se apresentar com o equipamento mínimo de segurança descrito no Item 11.1.

11.5 - Os pilotos deverão ter o máximo de cuidado durante as provas ou baterias, pois caso aconteçam acidentes, deverão ser respeitadas as sinalizações com as bandeiras amarela e vermelha. O respeito a estas sinalizações e aos fiscais de pista consideram a segurança de todos os pilotos e o piloto que as desrespeitar será advertido, punido ou até mesmo desclassificado.

11.6 - Deve-se zelar pelos karts que estarão sendo usados. Não será permitido nenhum tipo de irregularidade com os karts provocada pelo piloto como batidas propositais. Se isso ocorrer, a organização aplicará as medidas cabíveis ou até mesmo a desclassificação do piloto.

11.7 - Havendo quebra de qualquer parte do kart que acarrete cobrança por parte do kartódromo, fica estabelecido que é responsabilidade do piloto que ocupou aquele kart quitar o débito correspondente.

11.8 - Durante todo o evento haverá a presença de ambulância e equipe especializada para atender qualquer ocorrência durante o evento. Em situações nas quais não haja a presença de equipe especializada, o evento poderá ser postergado ou cancelado.

11.9 - A DMR Sports reserva-se o direito de cancelar qualquer evento nos casos de discordância comercial e/ou falta de condições de infraestrutura/equipamentos do kartódromo e condições climáticas que comprometam a segurança dos participantes. Caso ocorra, a organização se compromete a informar todos os envolvidos em tempo hábil e substituir o local por um segundo. Não havendo a possibilidade de transferir o evento para um segundo local, o evento será cancelado e a organização buscará remarcar o evento posteriormente.

11.10 - O acesso à pista será controlado, somente pessoas autorizadas pela organização da prova poderão ter acesso à pista, devendo os demais permanecer nas áreas determinadas pela organização.

11.11 - Não é permitido qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação entre pilotos e/ou espectadores. Ex: Alfano, GPS, celulares, rádios comunicadores, relógios de pulso, cronômetro, etc. O não cumprimento deste item acarretará na desclassificação do piloto.

11.12 - A fixação de câmeras na carenagem será permitida. A fixação do equipamento será fiscalizada pela comissão técnica do evento.

11.13 - É proibido acelerar/frear o kart com a mão, seja puxando o cabo do acelerador ou diretamente no motor. Caso a organização identifique essa conduta, o piloto será advertido. A reincidência será punida com 10 segundos no resultado final da prova e bandeira de box imediata. Em caso de rompimento do cabo do acelerador/freio, o piloto deve seguir para o box ou abandonar o kart em local seguro fora da pista.

12 - EQUIPAMENTO CHASSI/MOTOR
12.1 - Os karts utilizados serão da frota KBC.

12.2 - Casos de quebras e disparidade de tempos poderão ocorrer durante os eventos e não serão aceitas reclamações.

12.3 - Os karts que sofrerem avarias serão substituídos e/ou reparados durante o evento, podendo ser reutilizados, não havendo a opção de escolha por parte do piloto.

13 - CASOS OMISSOS
13.1 - Qualquer ocorrência que não conste neste regulamento será avaliada e julgada pela comissão organizadora do evento.

14 - DIREITOS DE USO
14.1 - O presente regulamento foi elaborado em conunto com a RA RACING. Fica terminantemente proibida a utilização total ou parcial das normas técnicas e desportivas e/ou nomenclaturas e referências nele contidas, em competições que não tenham a supervisão da RA RACING.

O sexto Festival Sul-Brasileiro de Kart Indoor se aproxima, como uma forte expectativa por um dos melhores eventos de kart indoor do País. O SBKI 2023 será em Santa Catarina, no Kartódromo Internacional Beto Carrero, Penha.

DMR SPORTS
(48) 999-466-111
Penha, Santa Catarina, BRASIL

ENTRE EM CONTATO